Proposta Pedagógica
Diferentes vivências e interações são ferramentas fundamentais para uma aprendizagem significativa.

Em atividade desde 1966, desenvolvemos uma proposta educacional que visa ao relacionamento humanista como eixo de seu trabalho.

A busca pela ação consciente e crítica se faz presente na vida dos alunos por meio das diferentes vivências e interações de que participam desde a Educação Infantil. Os projetos sobre educação ambiental, as ações sociais, o olhar crítico e coerente sobre a diversidade cultural e política são, entre outros, ricos instrumentos avaliativos, desta forma qualitativa de aprendizagem.

A relação entre processo de aprendizagem e a vida diária se consolida efetivamente por meio da atuação concreta do aluno sobre o meio em que vive. Na Educação Infantil, a prioridade é pela qualidade e segurança no atendimento aos alunos, e esta se consolida através do trabalho com profissionais qualificados e em constante processo de atualização, como psicomotricista, psicopedagogas, pedagogas, psicóloga, auxiliares de enfermagem.

Metodologia

A metodologia desenvolvida por nós concebe a criança como Ser pensante, atuante, cidadã, e como pessoa em permanente processo de desenvolvimento.

Entendemos que o conhecimento, para ser significativo à vida do aluno, deve ser construído a partir das experiências, procurando relacioná-lo com o meio social e a realidade. Logo, a escola vista como principal espaço favorecedor do aprendizado, busca oferecer e criar oportunidades para que, junta com os educadores, a criança tenha o melhor desempenho na vida revendo seus conceitos e reorganizando constantemente o seu conhecimento. Desta maneira falamos em um aprendizado de construção individualizada e democrática.

Rotina

No cotidiano escolar desenvolvem-se diferentes estratégias que tendem a favorecer inúmeras possibilidades de aprendizado. Estas são oferecidas com caráter lúdico, pois é através do brincar que a criança desenvolve o raciocínio, expressa sentimentos e emoções, gera e resolve conflitos, aprende sobre regras, normas e estrutura valores.

É muito importante que a criança conviva em um ambiente onde tenha segurança e tranquilidade para interagir. Neste aspecto o estabelecimento da rotina é um auxílio para as questões emocionais já que, para o aluno, ela estrutura sua independência e autonomia, além de estimular a sua socialização.

Durante a semana os alunos podem vivenciar diferentes situações, entre elas: inglês, judô, dança, natação, aulas de ecologia, ética, robótica, mecânica, linguagem, matemática, artes, música, educação física, entre outras.

Família na Escola

A participação da família na escola é fundamental, visto que é através da relação de confiança e proximidade que construímos para o aluno um aprendizado com segurança.

Com uma proposta diferenciada vemos a família como parceira de um processo educacional que, para ser construído com qualidade, depende da colaboração e cooperação de todos. Para isso, diariamente, a família é convidada e solicitada a participar de nossa rotina inserindo seus valores nas atividades, na dinâmica de aula, na rotina, entre outros.

Processo de Adaptação

Quando uma criança vem para a escola, entendemos que este momento é muito importante para ela e para todos de sua família. Entrar na escola, independentemente da idade da criança, altera a rotina da família. São novos modelos de comportamentos que são apresentados à criança e todos precisam se reorganizar para que isso aconteça da maneira mais sutil e tranquila que se possa imaginar.

Durante a adaptação, os familiares participam presencialmente do nosso dia-a-dia para que conheçam a rotina, criem elos de confiança com a escola, se aproximem das educadoras e transfiram para o aluno sentimentos de tranquilidade e segurança, fazendo deste momento o início de uma parceria sólida, transparente e importante para todos.

Somente quando a criança e seus pais se sentem seguros e felizes dentro do nosso espaço, é que consideramos o processo de adaptação encerrado. São estes vínculos afetivos estabelecidos pela escola e família que favorecem um aprender prazeroso e significativo para toda a vida.

"...o brincar é uma necessidade básica e um direito de todos. O brincar é uma experiência humana, rica e complexa." (ALMEIDA, M. T. P, 2000)