1° Ano
Familiarizar-se com a escrita e a leitura e concebê-las como instrumentos de significados e representações de ideias.

Alfabetização

O 1º ano do ensino fundamental acolhe crianças com 6 anos de idade, e é comum que nesta fase tenhamos uma expectativa das famílias em relação à aquisição da leitura e da escrita.

A aquisição da leitura e escrita inicia-se muito antes do ingresso no 1º ano, quando a criança, mesmo muito pequena, mantém contato com materiais escritos na escola. A criança pensa sobre a escrita formulando hipóteses e buscando significado para ela. Esse processo acontece de forma gradativa, e é comum que tente escrever mesmo que esta escrita não tenha uma forma convencional (como a nossa, por exemplo). O importante para nós é que se oportunize diariamente, diferentes materiais para que o aluno possa familiarizar-se com a escrita e a leitura e concebê-las como instrumentos de significados e representações de ideias.

É normal e esperado que as crianças apresentem tempos diferentes para a devolutiva de uma escrita e leitura como comumente a conhecemos, mas cabe aos adultos e educadores que convivem com ela respeitarem as aquisições e progressos de cada aluno.

Transição

Depois da lei 11.274 de 2006, que antecipou em um ano o ingresso no Ensino Fundamental, ou seja, trouxe a série de crianças de 6 anos para o ciclo de ensino fundamental, algumas readequações precisaram surgir, mas para nós, do Jardim Encantado esta criança tem as mesmas necessidades de antes, por isso preferimos criar um processo transição onde ela pode participar do mundo do ensino fundamental mesmo estudando em uma unidade de educação infantil.

Isso se dá através do trabalho com as famílias e com as educadoras que vão gradativamente inserindo no planejamento formas de interação que traduzem o cotidiano no Ensino Fundamental sem deixar de lado as necessidades lúdicas de uma criança de 6 anos. Mesmo estudando na unidade de Educação Infantil estas crianças já usam o uniforme do Ensino Fundamental, participam de eventos destinados aos alunos do Colégio Augusto Ruschi e frequentam os espaços da outra unidade. Assim, com esta postura, este momento de mudança acontece na vida dos alunos com muita tranquilidade e eles deixam a unidade de Educação Infantil com cerca de 7 anos e prontos para enfrentar novos desafios.

Ensino Fundamental 1